5 Dicas para abrir o seu próprio negócio
Abrir o próprio negócio é um desafio que exige uma série de habilidades e conhecimentos de quem se habilita a empreender. Por exemplo: entender o mercado, encontrar os seus diferenciais, aprender a se comunicar e planejar bem cada etapa.
Assim, com o objetivo de facilitar o seu caminho, preparamos este post com algumas dicas essenciais para você que deseja abrir a sua empresa. Então, se tem interesse nessas informações valiosas, continue a leitura.
1) Selecione a sua ideia de negócio
Pode até parecer algo óbvio, mas não é. Na verdade, o insucesso da maioria das novas empresas é consequência de uma má escolha nessa etapa. Decidir qual o melhor tipo de empreendimento é uma tarefa que exige pesquisa, tanto sobre os segmentos quanto sobre as oportunidades que cada um oferece.
Além disso, não adianta apenas ter uma ideia incrível. Ela precisa solucionar o problema de alguém, atender a uma necessidade, inovar algum nicho já existente ou melhorar a vida das pessoas.
Então, a dica da CREDI$A para você é: saia da sua zona de conforto, fuja do mais do mesmo e pense fora da caixa. Para isso, dedique uma boa parte do seu tempo a observar o dia-a-dia das pessoas e pense em como ele poderia ser facilitado.
Não se preocupe, pois você saberá quando encontrar a ideia certa. Depois, analise se há mercado para ela, se é financeiramente viável e se há margem para crescer. Quer uma ajuda para se inspirar? Confira uma lista preparada pelo SEBRAE com mais de 300 ideias de negócios.
2) Conheça o seu futuro cliente
O sucesso de um negócio depende, principalmente, de dois fatores: escolha de uma boa ideia de negócio e total entendimento de quem é o seu público-alvo. Afinal, é o seu cliente quem vai determinar se a sua empresa irá prosperar ou não.
Contudo, o comportamento dos consumidores está sempre mudando, o que exige uma profunda análise de suas características, necessidades e preferências. Neste sentido, conheça a sua persona.
Ainda, persona e público-alvo são conceitos distintos. A persona é uma representação semi-fictícia do seu cliente ideal e contempla não só o gênero, idade ou classe social como também comportamentos, motivações e preocupações.
3) Entenda a jornada do cliente
A jornada do cliente é um conceito que trata da experiência que o consumidor tem desde o primeiro contato com a sua empresa até o momento do pós-venda. Essa jornada é composta pelas seguinte etapas:
aprendizado e descoberta: quando o cliente não sabe que precisa de algo e irá descobrir através dos seus conteúdos informativos;
identificação do problema: ele já sabe que tem um problema e começará a buscar soluções;
decisão de compra: o cliente sabe o que precisa e irá considerar as opções disponíveis, momento em que ele encontra o seu produto/serviço;
fidelização: após comprar da sua empresa, é hora de encantá-lo para que se fidelize.
4) Formalize a abertura do negócio
Para tirar todas essas ideias do papel, você precisa formalizar a abertura da empresa. Para isso, é preciso cumprir uma série de procedimentos exigidos. Então, procure a prefeitura de sua cidade e verifique todas as exigências para obter o seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).
Outra etapa importante é buscar o auxílio de um contador. Embora seja possível aprender tudo sobre contabilidade, você precisa se dedicar a outras áreas importantes da empresa. Por isso, contrate um profissional especializado no assunto.
5) Busque apoio financeiro
Na grande maioria dos casos, quem decide empreender não dispõe de todos os recursos financeiros para iniciar o negócio. Dessa forma, a busca por crédito ou investidores é muito importante.
Neste sentido, nós da CREDI$A estamos preparados para atendê-lo. Estamos há mais de 10 anos no mercado e temos a solução que você precisa para tocar a sua empresa. Portanto, não hesite em clicar aqui e falar com nosso time que já está aguardando sua mensagem.
Gostou do nosso conteúdo? Deixe o seu comentário aqui embaixo e envie para seus amigos que também estão pensando em empreender.