Criação De Gado: 5 Dicas Para Melhorar E Potencializar Seus Resultados
Autor: credisa
20 jun 2022

Criação De Gado: 5 Dicas Para Melhorar E Potencializar Seus Resultados

No dia-a-dia dos pecuaristas há uma série de desafios a serem superados, principalmente no que diz respeito à busca por alternativas para melhorar a produção. Neste setor, os detalhes fazem a diferença, desde a escolha da raça até o que é servido no cocho.

Por isso, preparamos este artigo pensando em você. Nele encontrará 5 dicas essenciais para implementar na sua produção e potencializar os seus resultados. Ficou interessado? Continue a leitura.

1) Defina bem o seu sistema de criação

Quando falamos em criação de gado, é fundamental definir o sistema de criação que será utilizado. Para que todos os passos do processo sejam executados corretamente, esse sistema precisa estar claro e muito bem definido.

No Brasil, o sistema mais utilizado é o de pastagem, pois existem vários fatores que beneficiam esse formato. Porém, existem outras alternativas possíveis, como o confinamento e o semiconfinamento, sistemas que facilitam o controle de peso do rebanho.

2) Cuide da estrutura oferecida ao gado

Nem só de curral vive um produtor rural de sucesso. Para garantir a criação adequada do gado, outras estruturas são fundamentais. Porém, os equipamentos necessários variam de acordo com o regime adotado (pasto, confinamento ou semiconfinamento).

Além disso, se o seu foco é a produção de leite, outros investimentos são imprescindíveis, como, por exemplo, a sala de ordenha. Para evitar que o animal seja exposto às condições climáticas, também é preciso oferecer galpões para proteção e planejar o plantio de árvores.

Ainda, para escolher a melhor espécie de pasto, procure conhecer bem a sua região e entender a necessidade de nutrição do seu gado. Outra preocupação diária é a prevenção de parasitas e doenças que podem impactar a saúde do animal.

3) Os animais precisam ter boa qualidade de vida

Se você está iniciando neste segmento saiba que é imprescindível oferecer conforto e qualidade de vida aos animais. Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas esse cuidado irá determinar a qualidade da carne que você coloca no mercado.

Neste sentido, os animais não devem ser submetidos a situações que provoquem impactos negativos, como o medo, estresse, fome, sede, calor, desconforto ou doenças. Além disso, mesmo que sejam mantidos confinados, ofereça espaço para que mantenham o seu comportamento natural.

4) Invista em acompanhamento especializado

Um cuidado que nem sempre recebe a atenção devida, principalmente dos pequenos produtores, é o investimento em acompanhamento especializado. Ter um profissional que conheça o seu rebanho é uma etapa básica para o sucesso da sua criação.

Com o suporte de um especialista você saberá a melhor nutrição que deve ser oferecida aos animais. Isso porque, a depender da raça e do sexo do gado, a necessidade nutricional pode ser completamente distinta. Enfim, esse investimento trará uma melhoria significativa nos seus resultados.

5) Garanta a alimentação adequada na seca

O pasto seco não disponibiliza a comida suficiente para o gado, levando à perda de peso e impactando negativamente nos seus resultados. Por isso, além da ração adequada, a silagem é um recurso indicado e muito utilizado.

Ainda, as silagens podem ser feitas de milho, cana, sorgo ou até forrageira. O ideal é começar o plantio ainda no período das águas. Porém, esteja atento à armazenagem para que não ocorra mofo e outros problemas.

Invista sempre em melhorias

Agora que você já conhece algumas das dicas mais importantes para melhorar os resultados da sua criação de gado, não podemos deixar de falar da importância de fazer investimentos contínuos em melhorias.

Quanto mais moderna, ágil e previsível for a sua produção, maiores serão os seus ganhos e mais rápido será o seu crescimento. Por isso, esteja atento às inovações do setor e, sempre que possível, implemente esses novos recursos.

O problema é dinheiro? Então, não é mais. A CREDI$A entende as suas necessidades e sabe exatamente o que você precisa. Por isso, criamos os Planos Leite e Safra, exclusivos para você, produtor rural.

No Plano Safra, o produtor conta com os recursos necessários para investir na sua propriedade rural. Além da liberação imediata, a CREDI$A oferece 365 dias para o pagamento, em parcela única. E tem mais: menor taxa de juros do mercado e sem burocracia. Clique aqui e faça uma simulação sem custos.

Já o Plano Leite é indicado para quem deseja aumentar seu plantel de vaca leiteira ou investir em um galpão melhor para a ordenha. Com ele, você parcela o pagamento em até 18x no boleto, sem avalista, taxas reduzidas e liberação imediata. O que você está esperando? Solicite agora no WhatsApp 0800 000 2003.






CATEGORIAS