Dicas Para Organizar As Despesas De Início De Ano
Autor: credisa
21 jan 2022

Dicas Para Organizar As Despesas De Início De Ano

Passada a alegria do Natal e do Réveillon, é hora de pensar nas despesas que chegam nos primeiros meses do ano. Matrícula escolar, IPTU, IPVA, seguro do carro: o somatório dessas contas pesa no bolso.

Por isso, você precisa se organizar financeiramente. Neste sentido, preparamos este post para listar as principais medidas que você precisa tomar para ter um ano tranquilo. Então, se tem interesse no tema, continue a leitura.

1) Monte o seu planejamento financeiro

A principal dica para organizar as suas finanças é montar um planejamento que lhe permita mapear todas as despesas e receitas do mês atual e, principalmente, dos meses futuros. Para isso, você pode utilizar planilhas como essa ou um dos diversos aplicativos disponíveis no seu celular.

Porém, fique atento às despesas essenciais, pois variam conforme o consumo e podem te pegar de surpresa. Para estabelecer um planejamento financeiro, é fundamental que você compreenda como funciona a entrada e a saída de dinheiro.

2) Defina suas prioridades

“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. A famosa frase dita pelo Gato Cheshire no livro Alice no País das Maravilhas define bem a importância de você ter metas, objetivos e prioridades.

Com a sua vida financeira não é diferente. Enquanto alguns gastos são inevitáveis, outros são opcionais. No primeiro caso, sua única alternativa é escolher a melhor forma de pagamento. Já o segundo tipo de despesa é uma escolha sua e, por isso, precisa ser bem planejada.

3) Descarte os gastos invisíveis

Existem alguns gastos que fazem toda a diferença no fim do mês, mas que você nem percebe. Geralmente, são aquelas taxas ou serviços de valor irrisório. Porém, a soma desses pequenos valores gera um montante considerável.

Neste sentido, criar e acompanhar o seu planejamento financeiro é fundamental. Quando você tem um mapeamento preciso das contas a pagar, saberá exatamente para onde o seu dinheiro está indo e poderá avaliar o que pode ou não ser descartado.

4) Separe o dinheiro do 13º salário para as contas de início de ano

Se você é um trabalhador assalariado, com carteira assinada, controle o impulso de gastar todo o 13º salário com compras supérfluas. Esse dinheiro extra pode ser a solução que você precisa para quitar as contas do início de ano e começar com o pé direito.

5) Tenha uma meta de investimento

Outra forma de ter uma boa saúde financeira é definir metas de investimento. Com esse planejamento, você saberá definir quanto irá guardar por mês para ter uma quantia a mais nos primeiros meses do ano.

Contudo, o valor a ser guardado vai depender de quanto sobra por mês. Uma recomendação dos especialistas do mercado financeiro é usar a regra do 50-30-20, ou seja, 50% da sua renda deve ser destinada às despesas fixas, 30% para as despesas variáveis e 20% para investimentos.

6) Evite os parcelamentos (se houver desconto)

A última dica para organizar as suas finanças no início de ano é pagar o valor integral das principais despesas, como a matrícula escolar, e impostos, como o IPTU e o IPVA. Geralmente, bons descontos são oferecidos para quem paga à vista.

Caso o desconto seja menor que 3% do valor, o parcelamento se torna uma opção mais interessante, pois você não se descapitaliza e consegue administrar as despesas. Agora, se tem uma dívida que não tem negociação é o cartão de crédito.

Como a taxa de juros rotativos sempre é muito alta, nem pense em parcelar a fatura. Por isso, pense bem antes de comprar. Contudo, se você já comprou, a fatura chegou e você não tem como pagar à vista, a solução é trocar essa dívida por outra com juros menores. 

Como? Com o crédito pessoal CREDI$A. Temos as menores taxas do mercado e também cobrimos qualquer oferta da concorrência. Clique aqui para falar conosco e solicitar a liberação desse dinheiro que trará uma grande economia para você.

Lembre-se: CREDI$A: a sua melhor escolha!

CATEGORIAS