Empréstimo Liberado? Agora Saiba Como Otimizar O Seu Dinheiro
IPTU, IPVA, matrícula e material escolar, despesas do fim de ano, renovação do seguro… Enfim, o primeiro mês do ano é marcado por inúmeras despesas que não param de chegar. Nesse momento, buscar um crédito pessoal pode ser uma boa saída.
No entanto, antes de solicitar um empréstimo você precisa planejar a forma como esse dinheiro será utilizado. Caso contrário, você pode entrar em um espiral de dívida que deixará a situação ainda pior.
Por isso, preparamos este artigo para ensiná-lo a otimizar o seu dinheiro. Pronto para aprender mais sobre o assunto? Então, não perca tempo e continue a leitura.
Como usar o empréstimo de maneira eficiente?
Em determinados momentos, é normal que surja a necessidade de buscar crédito pessoal para suprir alguma necessidade pontual. Porém, para fazê-lo de forma correta, o primeiro passo é pesquisar pela melhor taxa.
Afinal, o empréstimo só é interessante quando o seu valor final é menor do que o montante acumulado por determinada despesa. Nesses casos, podemos destacar os juros do cheque especial e do cartão de crédito.
Posteriormente, ao encontrar a oferta mais vantajosa, você deve definir as despesas que pretende quitar e somá-las para encontrar o valor que necessita. Com essas informações em mãos, entre em contato com a instituição financeira e faça a solicitação.
Entretanto, existem outras medidas que você precisa tomar para garantir que o empréstimo cumpra o seu propósito e que ele será usado da melhor forma possível. A seguir, separamos algumas dicas que irão ajudá-lo:
1) Tente renegociar as dívidas
Geralmente, os seus credores desejam a quitação da dívida tanto quanto você. Por isso, estão mais abertos ao diálogo, o que facilita a renegociação. Além disso, com o dinheiro em mãos, você tem a possibilidade de efetuar o pagamento à vista. Assim, são grandes as chances da negociação ser muito positiva para você, reduzindo os juros e, consequentemente, o valor final.
2) Defina para onde vai o dinheiro do empréstimo
A contratação de um empréstimo deve cumprir um objetivo específico. Por isso, esse dinheiro não deve ser usado para pagar despesas que ofereçam juros menores ou que, a partir de uma simples redução de gastos, possam ser quitadas.
Então, se você já avaliou que é mais vantajoso solicitar a liberação do crédito pessoal, utilize esse dinheiro apenas para a finalidade planejada e faça o pagamento o mais breve possível. Dessa forma, há um menor risco de desviar o recurso para outras áreas.
3) Crie um controle financeiro
Para evitar que novas dívidas surjam e também para não ter problemas com o pagamento das parcelas do empréstimo, você precisa criar um controle financeiro. Ou seja, um registro de todas as entradas e saídas de capital.
Com isso, você será capaz de identificar a destinação que está dando para sua renda e, se for necessário, definir quais gastos podem ser reduzidos ou até eliminados. Além disso, também auxilia no mapeamento de suas receitas e investimentos.
Atualmente, existem diferentes maneiras de criar esse controle. Além dos diversos aplicativos voltados para a gestão financeira, você pode encontrar planners ou montar planilhas específicas para esse controle.
4) Quais suas metas e objetivos financeiros?
Ao buscar um empréstimo você deve ter o propósito de quitar uma dívida mais cara. Porém, o que fazer depois que realizar esse pagamento? Pedir um novo crédito? Não. Você precisa aprender a gerir suas finanças.
O primeiro passo para isso é definir quais as suas metas e objetivos financeiros. Então, estabeleça um valor para depósito mensal e crie sua reserva de emergência. Quer ter tranquilidade? Economize e aprenda a investir.
Enfim, se você está buscando um empréstimo, lembre-se dessas dicas. Ao implementá-las no seu dia-a-dia você irá utilizar esse dinheiro corretamente e conseguirá estabelecer um controle financeiro, sabendo exatamente quais são suas receitas e despesas mensais.
Ainda não conseguiu liberar aquele crédito tão necessário? Já falou com a CREDI$A? Oferecemos as melhores taxas do mercado, sem avalista, sem comprovação de renda e com muitas facilidades para pagamento. Clique aqui e fale com um de nossos consultores.