Está Começando Sua Empresa? 7 Dicas Básicas De Finanças
Autor: credisa
26 maio 2022

Está Começando Sua Empresa? 7 Dicas Básicas De Finanças

Abrir mão de um emprego fixo para empreender não é uma decisão fácil de ser tomada. Além de coragem, é preciso conhecer o mercado e estar preparado para lidar com a gestão de todo o negócio.

Se você está começando sua empresa agora, é de extrema importância que invista seu tempo em estudar tudo sobre gestão financeira. Para te ajudar, preparamos este artigo com dicas básicas de finanças que farão toda a diferença.

1) Separe as finanças pessoais das empresariais

Um erro muito cometido por novos empreendedores é concentrar toda a movimentação financeira da empresa em uma única conta. O resultado disso é uma completa desorganização, dificultando a elaboração de um planejamento.

Você não deve misturar as suas finanças com as do seu negócio. Por isso, o ideal é ter uma conta corrente separada para o seu CNPJ. Além disso, na hora de elaborar o orçamento, não insira nas despesas da empresa os seus gastos pessoais.

Com isso, você passa a ter o controle financeiro do negócio, enxergando onde estão os principais gargalos e as maiores fontes de lucro. Como resultado, você terá uma visão clara sobre as suas finanças.

2) Crie o seu capital de giro

Certamente você já ouviu falar em capital de giro, mas você sabe o que significa? O capital de giro são todos os recursos financeiros necessários que a empresa precisa para continuar funcionando.

Ou seja, precisa ser criada para pagar todos os custos e despesas ao longo do tempo. No início, o cálculo do capital de giro é feito para avaliar o quanto será preciso ter em caixa para honrar todos os compromissos financeiros.

Ainda, sem uma quantia adequada de capital de giro, a empresa pode enfrentar problemas para manter-se aberta. Isso significa que esse capital garante a compra do estoque, o pagamento dos funcionários e impostos.

3) Conheça todos os custos operacionais

A abertura de uma empresa precisa envolver um bom planejamento. Para isso, é fundamental levantar todos os custos que envolvem essa abertura e a manutenção dela por, pelo menos, 12 meses. Então, separe um tempo e registre todos os possíveis gastos com tributos, direitos trabalhistas, fornecedores, mobiliário, entre outros.

4) Procure informatizar a administração

Já foi o tempo em que a administração de uma empresa era toda baseada em vários arquivos de papel. Para organizar a gestão e torná-la mais fácil adquira um sistema informatizado que permita registrar todas as informações que você precisa.

5) Controle o estoque

Se a sua empresa comercializa algum produto, é fundamental acompanhar de perto o seu estoque. Afinal, deixar de vender porque você não tem mais aquele produto é um erro que não pode ser cometido.

Além disso, ao controlar o estoque você saberá quais os itens mais vendidos e quais são aqueles que estão parados há muito tempo. Se você atua no ramo da alimentação, essa informação é essencial para controlar a validade dos alimentos.

6) Faça uma reserva emergencial

Ter uma reserva de emergência é necessário não só para as pessoas físicas como também para as pessoas jurídicas. Imprevistos podem acontecer a qualquer momento e, em alguns casos, surgem fatores que você não pode controlar.

Um bom exemplo é a pandemia da Covid-19. O que você acha que aconteceu com aqueles empresários que não possuíam uma reserva de emergência? Você quer passar pela mesma dificuldade?

7) Precisou? Busque um parceiro financeiro

Mesmo ao seguir todas as dicas anteriores, podem ocorrer situações que irão exigir um novo suporte financeiro. Seja a necessidade de investir ou ampliar o negócio ou gastos não programados, você precisa ter um crédito disponível.

Neste sentido, recomendamos que você entre em contato com a CREDI$A. Além de contar com a menor taxa de juros do mercado, você terá acesso a condições exclusivas de parcelamento. Precisou? Entre em contato com a CREDI$A. É só clicar AQUI.

CATEGORIAS