Pix Parcelado Vale A Pena? Saiba Como Funciona!
O Pix, sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, se tornou uma das principais transações financeiras realizadas no Brasil. Segundo uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos, o Pix é aprovado por 85% dos brasileiros.
No entanto, a ferramenta também tem sido alvo de muitos golpes e fraudes. Por isso, diante de qualquer novidade, é comum que surjam muitas dúvidas. Esse é o caso do Pix parcelado. Você já ouviu falar nele? Quer saber como funciona? Então, continue a leitura.
O que é o Pix Parcelado?
Para aproveitar a grande aceitação do Pix pela população, as instituições financeiras passaram a criar novos produtos utilizando esse recurso. Esse é o caso do Pix Saque e do Pix Troco, modalidades que já são usadas em muitos Estados.
Neste sentido, o Pix parcelado é um novo recurso disponibilizado que permite que você faça o parcelamento do valor do Pix. Esse recurso funciona de forma semelhante ao parcelamento do cartão de crédito.
Ou seja, você vai até uma loja, faz uma compra e, na hora do pagamento, seleciona a opção do Pix parcelado. Em seguida, indica o número e o valor de cada parcela. O lojista, por sua vez, receberá o valor total da compra, que será pago pela instituição financeira “dona” da maquininha.
Essa modalidade ainda será lançada pelo Banco Central e receberá o nome de Pix garantido. Porém, como não há regras que impedem os bancos de lançarem novos produtos, eles se anteciparam e criaram o Pix parcelado.
O Pix parcelado vale a pena?
Até o momento, ao verificar todas as condições em que o Pix parcelado tem sido oferecido aos consumidores, podemos afirmar que sim, vale a pena usar este recurso. A taxa de juros do Pix parcelado é menor do que a do cheque especial e do cartão de crédito rotativo.
Isso acontece porque o Pix não tem intermediário que, no caso do cartão de crédito, é a bandeira do cartão. Assim, a instituição financeira que concede a maquininha ao lojista não precisa pagar um percentual, obtendo mais lucro.
Quando usar o Pix parcelado?
Embora seja um recurso com taxas menores, o Pix parcelado não é vantajoso em todas as situações para quem possui um cartão de crédito. Ele torna-se a melhor opção quando há algum desconto no pagamento à vista.
Porém, cada loja pode criar condições específicas para o pagamento com Pix parcelado. Por isso, a melhor dica é: descubra quais são as taxas cobradas para esse tipo de pagamento e para o pagamento com cartão de crédito. Com essas informações, escolha o que for mais vantajoso.
Agora, se você não possui cartão de crédito, o Pix parcelado é um ótimo recurso. Além de aumentar o seu poder de compra, você não precisa usar todo o seu dinheiro guardado para comprar aquele produto tão desejado, podendo parcelá-lo em suaves prestações via Pix.
Cuidados ao usar o Pix parcelado
Assim como qualquer outra forma de pagamento, você também precisa adotar alguns cuidados com o Pix parcelado. O principal deles diz respeito aos golpes. Garanta que o lojista é sério e que, de fato, ele possui o produto que está vendendo.
Caso contrário, você pode acabar efetuando o pagamento para uma conta fraudulenta e não receber o produto adquirido. Outro cuidado especial é sobre a sua disponibilidade financeira, o seu orçamento.
Da mesma forma que você faz ao usar o cartão de crédito, verifique se a compra via Pix parcelado cabe nas suas finanças. Isso porque as parcelas do Pix são debitadas diretamente da sua conta corrente. Se não houver saldo, o valor será debitado do seu cheque especial.
Então, com a leitura deste artigo, você descobriu tudo sobre o Pix parcelado e já sabe avaliar se vale ou não a pena utilizá-lo. Agora, se você soubesse que existe uma forma mais vantajosa de adquirir o que você deseja?
Estamos falando do empréstimo CREDI$A. Nossas taxas de juros são as mais baixas do mercado. Por isso, se você deseja comprar aquele lindo eletrodoméstico ou fazer uma reforma na sua casa, clique aqui e saiba porque a CREDI$A é melhor que o Pix parcelado.