Produtor Rural - 7 Dicas ara garantir uma boa renda
Autor: credisa
10 mar 2022

Produtor Rural - 7 Dicas ara garantir uma boa renda

Segundo o Instituto de Censos norte-americano, a população mundial alcançou o número de 7,8 bilhões de pessoas no fim de 2021, registrando um aumento de 74 milhões. Esse crescimento contínuo da população demanda uma produção também crescente de alimentos.

Neste sentido, os produtores rurais ganham uma importância ainda maior para a sociedade. Porém, mesmo com o mercado em plena expansão, é preciso adotar algumas estratégias para manter o negócio lucrativo e garantir uma boa renda para a família. Quer saber mais sobre elas? Continue a leitura.

1) Faça a gestão do negócio

Você pode ter desenvolvido as melhores técnicas para produzir a cultura na qual escolheu investir, mas, se não fizer uma boa gestão do negócio, dificilmente alcançará o faturamento/lucro esperado.

Quando você dedica a atenção necessária ao planejamento financeiro, mapeamento dos processos e a cada etapa da produção, você aumentará o seu rendimento, reduzindo os riscos de contrair dívidas ou de não honrar os compromissos com empregados e fornecedores.

Para fazer a gestão do negócio, conheça todos os custos relacionados à produção (mão-de-obra, insumos e transporte), negocie os seus produtos, analise o comportamento e o preço dos seus concorrentes.

2) Invista na sua empresa

Após fazer uma boa gestão da empresa, você saberá exatamente qual a sua capacidade de investimento. Embora não tenha uma boa margem para determinar o preço final dos produtos, o produtor rural pode buscar novos recursos para reduzir os custos da produção e, com isso, proteger o seu patrimônio.

3) Estabeleça parcerias estratégicas

Estar em contato constante com outros fornecedores e produtores é uma estratégia fundamental para tornar-se um produtor de sucesso. Então, estabeleça parcerias estratégicas para ser capaz de negociar preços melhores e realizar investimentos conjuntos. Esse tipo de iniciativa também ajuda a alavancar os lucros e a fortalecer a presença no mercado.

4) Acompanhe de perto a sua produção

Para ser um produtor rural de sucesso, você precisa cuidar daquilo que garanta a sua sobrevivência: a produção. Além de ser bem planejada, a produção deve ser acompanhada de perto, desde o início do plantio até o momento em que é comercializada.

Uma dica importante é apostar na medição do desempenho. Com isso, você terá informações essenciais sobre a colheita e a performance daquela produção. Além disso, esteja a par de todos os fatores que podem prejudicar os seus resultados.

5) Saiba o que plantar e como vender

Geralmente, a agricultura familiar é repassada de geração para geração e o produto rural tende a seguir a tradição já estabelecida. Porém, lembre-se que os tempos mudam. Por isso, você precisa sempre se questionar sobre a possibilidade/necessidade de substituir ou ampliar a produção. Para fazer essa análise, considere as seguintes variáveis:


o seu cultivo ainda é o tipo mais lucrativo no cenário atual?


você está obtendo o retorno desejado?


o solo possui características favoráveis a outros tipos de cultivos?


é possível investir em outra cultura no período de entressafra?


o clima ainda é favorável a sua produção ou ele mudou?

6) Avalie as chances de exportação

O Brasil é um importante exportador de alimentos, o que representa uma excelente janela de oportunidades para o produtor rural. Então, analise o mercado, estude os cultivos mais escassos e verifique a viabilidade de sua implementação.

Investir no mercado exterior pode levá-lo a outro patamar financeiro e tornando-o menos vulnerável às oscilações do mercado. Afinal, a moeda americana e a europeia são muito mais valorizadas do que a moeda brasileira.

7) Faça o seu marketing

O sucesso de qualquer empresa depende diretamente da forma como seus produtos ou serviços são divulgados. Na era digital, o marketing tem uma importância ainda maior. O grande alcance das redes sociais, por exemplo, permite que o pequeno produtor rural se aproxime dos seus clientes (ou futuros clientes).

Enfim, com a leitura deste artigo, você conheceu as principais dicas para se tornar um produtor rural de sucesso e obter o lucro necessário para garantir uma boa renda para sua família. Porém, se no momento de investir no seu negócio, você não obtiver o apoio necessário, conte com a CREDI$A.

Se você deseja investir na sua propriedade rural, com taxas reduzidas, sem burocracia e com até 365 dias para pagar, o Plano Safra é exatamente o que precisa. Ficou interessado? É só clicar aqui e falar com nosso time que está esperando sua mensagem.

CATEGORIAS